À abençoada Inês de Praga
À querida e mais santa virgem, Lady Agnes, filha do excenlentíssimo e ilustríssimo Rei da Bohemia. Clara, uma serva sem valor de Jesus Cristo e inútil companheira das Senhoras Recolhidas no Monastério de São Damião, vassala e serva sua em todas as coisas, apresenta-se e pede licença, rezando para que alcance a glória da felicidade eterna.
Conhecendo Sua santa conduta e vida irrepreensível, o que é sabido não só por mim, mas pelo mundo inteiro, eu muito me regozijo e exulto no Senhor. Não estou sozinha na alegria desse reconhecimento, mas acompanhada por todos os que servem e buscam servir Jesus Cristo. Porque, embora você, mais que qualquer pessoa, pudesse aproveitar a magnificência, as honrarias e as distinções mundanas, e pudesse se casar com qualquer ilustre imperador e viver no esplendor de sua nobre linhagem, rejeitou todas essas coisas e escolheu de todo o coração uma vida de pobreza e desamparo material. E assim encontrou um esposo de mais nobre linhagem, o Qual manterá sua virgindade para sempre imaculada e pura: o Senhor Jesus Cristo.
Quando você amou Jesus, tornou-se simples
Quando O tocou, tornou-se pura
Quando O aceitou, manteve-se virgem
Aquele cujo poder é mais forte
Cuja generosidade é mais abundante
Cuja aparência é mais bela
Cujo amor é mais terno
Cuja cortesia é mais graciosa
Aquele em Cujo abraço já é cativa
Que adornou seu coração com pedras preciosas
Que colocou pérolas sem preço em seus sentidos
Que rodeou você de gemas brilhantes
Como flores na primavera
Colocou em sua cabeça uma coroa dourada
Como um sinal ao mundo se sua santidade
Portanto, amada irmã, ou melhor dizendo, minha senhora merecedora de todo o respeito: porque você é a esposa, a mãe e a irmã de meu Senhor Jesus Cristo, e foi adornada resplendentemente com o sinal da virgindade inviolável e da mais santa pobreza: seja cada vez mais aplicada na sagrada tarefa que escolheu (devido ao seu ardente desejo) de servir o Pobre Crucificado, Que por todos nós sofreu em Si a Paixão da Cruz e nos livrou do poder do Príncipe das Trevas, de quem éramos escravos por causa da desobediência de nossos pais, e assim nos reconciliou com o Deus Pai.
|
Coro do Mosteiro de São Damião, onde Santa Clara viveu |
Ó abençoada pobreza,
que confere eternas riquezas àqueles que a amam e praticam!
Ó sagrada pobreza,
àqueles que a praticam e a desejam
Deus promete o reino dos céus
e oferece eterna glória e vida abençoada!
Ó pobreza divina,
a que o Senhor Jesus Cristo
Que reinou e reina no céu e na terra,
Que falava e estava feito,
nos concedeu abraçar antes de tudo mais!
As raposas têm tocas, Ele diz, e os pássaros têm ninhos, mas o Filho do Homem, Cristo, não tem onde descansar a cabeça, mas curvando Sua cabeça entregou Seu espírito.
Então, se tão grande e bom Senhor, tendo vindo do ventre da Virgem, escolheu aparecer desprezado, necessitado e pobre neste mundo, de modo que aqueles que vivem em máxima pobreza e ausência, aqueles que têm absoluta necessidade de alimento espiritual, possam tornar-se ricos n'Ele possuindo o reino dos céus, então alegre-se e seja feliz! Seja tomada pela felicidade e alegria verdadeiras! O desprezo do mundo lhe agrada mais que suas honras; agrada-lhe mais a pobreza que as riquezas da terra; você buscou tesouros maiores no céu e não na terra; tesouros que não enferrujam nem são roídos pelas traças, guardados onde ladrões não podem entrar, propriedade que não pode ser roubada. Sua recompensa, então é imensa no céu! E você realmente mereceu ser chamada de irmã, esposa e mãe do Filho do Pai Santíssimo e da gloriosa Virgem.
Você sabe, estou certa, que o reino do céu está prometido e dado pelo Senhor apenas aos pobres: pois quem ama as coisas temporárias perde o fruto do amor. Tal pessoa não pode servir a Deus e à ganância, porque para amar um é preciso odiar o outro, para servir a um é preciso desprezar o outro.
|
Santa Clara (não sei quem é o pintor) |
Você também sabe que quem está vestido não pode lutar contra quem está nu, porque dá ao adversário mais chances de ser agarrado; assim, quem vive na glória terrena não pode reinar com Cristo no céu.
Novamente, você sabe que é mais fácil um camelo passar pelo buraco da agulha que um rico entrar no reino do céu. Por isso você se despojou de suas roupas, isto é, suas riquezas terrenas, para que não pudesse ser derrotada pelo inimigo, e você pode entrar no reino do céu pelo caminho correto, por mais que o portão seja estreito.
Que mudança tão digna de louvor:
trocar as coisas deste tempo pelas coisas eternas,
escolher as coisas do céu em vez das coisas da terra,
receber cem vezes mais do que iria receber,
gozar uma vida abençoada e eterna.
Por causa disso, decidi, o melhor que eu puder, através de minha humildes orações, pela misericórdia de Cristo, pedir que sua excelência e sua santidade tornem-se cada vez mais firmes no santo serviço do Senhor, e que você progrida do bom para o melhor, de virtude em virtude, de forma que Aquele a quem você serve com toda a sua alma possa lhe conceder a recompensa que procura.
|
Santa Inês de Praga (ou da Bohemia) |
Peço também que inclua, em suas santas orações, a mim, sua criada, embora sem valor, e às outras irmãs que vivem comigo no mosteiro, todas devotadas a você, para que possamos merecer a misericórdia de Jesus Cristo e, junto com você, merecer o gozo da contemplação eterna.