sábado, 14 de janeiro de 2012
Nudez
Nudez
Enquanto perdia esquinas
Atravessando as ruas como antigamente
Era como se você estivesse ao meu lado
Numa loja, ouvi música
Enquanto você
Experimentava perfumes
Saímos e estava chovendo
e era tarde
Não tinha pressa:
Enquanto a chuva desmanchava tua pintura
Observei tua nudez
E me senti lindo
(de Duda Miranda)
Marcadores:
poemas
Estrelas - Murilo Mendes
Estrelas
Há estrelas brancas, azuis, verdes, vermelhas.
Há estrelas-peixe, estrelas-pianos, estrelas-meninas,
estrelas-voadoras, estrelas-flores, estrelas-sabiás.
Há estrelas que vêem, outras que ouvem,
Outras surdas e outras cegas.
Há muito mais estrelas que máquinas, burgueses e operários.
Quase que só há estrelas.
Murilo Mendes
[ Os quatro elementos, 1935 ]
Marcadores:
poemas
Biografia Lendária do Satguru Kabir (Parte 4)
Biografia Lendária do Satguru Kabir (Parte 4)
por duda miranda
A Cerimônia do Nome
Quando Neeru e Neema levram a criança para casa, muitas pessoas vieram vê-la. Sua beleza encantava a todos. Qualquer um que a visse sentia-se atraído por ela. Algumas mulheres questionaram sobre sua casta e religião. Neeru e Neema responderam que haviam encontrado o bebê deitado numa flor de lótus no lago Lahartara, e não sabiam nada sobre sua casta e religião. Então eles começaram a preparar a Cerimônia para dar um nome à criança. Convidaram pandits (doutores em teologia hindú) e qazis (juízes judeus) para que escolhessem um nome para ela. O bebê havia sido visto nas primeiras horas da manhã, o que era considerado muito auspicioso. Os teólogos hindús puseram-se a pensar em um nome adequado. Enquanto isso, os juízes islâmicos abriram o Corão e deram com o nome "Kabir", que significa "O Grande". Os juízes islâmicos abriram o Corão novamente, e outra e outra vez, e, para seu espanto, o mesmo nome aparecia a cada vez que o livro era aberto. Para afastar a dúvida de todos os doutores, a própria criança falou, numa voz simples:
- Vocês não precisam se preocupar com meu nome. Eu já me dei o nome de Kabir, e por esse nome eu serei conhecido neste mundo.
(Conitnua...)
fonte principal: The Kabir Association of Canada
Marcadores:
kabir
Biografia do Satguru Kabir - Parte 3
Biografia do Satguru Kabir - Parte 3
(por duda miranda)
Kabir é adotado por Neeru e Neema
Enquanto Ashtanand anunciava o aparecimento da criança ao Swami Ramanda, um casal recém-casado, Neeru e Neema, chegou ao lago Lahartara. Neema disse ao esposo que queria lavar as mãos e o rosto. "Vá", disse ele. E quando Neema estava se lavando, ouviu um choro. Ela procurou saber de onde vinha aquele som, e ficou encantada ao ver aquela criança deitada na flor de lótus. O rosto do menino parecia emitir uma luz divina. Neema chamou seu esposo, e ele também se encantou com o bebê. Ansiosa por pegar o menino nos braços, Neema entrou na água e o recolheu em seu peito, e de repente ela estava sorrindo como nunca havia sorrido. Neeru olhou em volta, para ver se os pais da criança estavam por perto, gritou chamando, mas ninguém respondeu. Então considerou que a criança havia sido abandonada. Neeru não queria, mas Neema o convenceu a levarem a criança para casa. E assim eles se tornaram os pais do bebê que mais tarde seria venerado como o "Satguru Kabir. É uma lenda, mas historicamente se sabe que Kabir nasceu hindú, e foi criado por uma família muçulmana, que lhe ensinou o ofício de tecelão.
(continua...)
Marcadores:
kabir
Biografia do Satguru Kabir - Parte 2
Biografia do Satguru Kabir - Parte 2
(por duda miranda)
O nascimento de Kabir
Um santo vem ao mundo para mostrar o caminho certo para as pessoas que perderam a visão correta ou o correto senso de direção na vida. Na Índia, o século XV foi um período em que pessoas de diferentes crenças lutavam umas contra as outras. As maiores religiões se atacavam. Brâmanes (sacerdotes hindús) e mullahs (sacerdotes islâmicos) se atacavam. Havia cerca de três mil castas para diferenciar os homens. A inveja e o ódio envolviam os homens e devastavam a Índia como um ciclone. Era um período de fanatismo religioso, intolerância e declínio dos valores sociais, morais e espirituais. As pessoas tinham orgulho de seus dogmas e rituais religiosos e desprezavam os das outras religiões. Os governantes eram tiranos. Havia desiguladade entre a população. Foi nesse tempo que Kabir nasceu.
Há uma lenda sobre seu nascimento. Numa segunda-feira de lua cheia do mês de junho de 1398, antes do amanhecer, o Swami (asceta, yogui) Ashtanand estava meditando na margem do lago Lahartara, perto da cidade de Varanasi. Ele viu uma luz brilhando sobre um lótus na beira do lago. A luz tomou a forma de um bebê. Ashtanand ficou espantado. Não podia acreditar em coisa tão esquisita, não ssabia dizer se era uma ilusão ou um milagre de Deus. Ele interrompeu a meditação e foi procurar seu guru, Swami Ramand (futuro guru de Kabir), para lhe contar sobre o estranho acontecimento.
(continua...)
fonte principal: Kabir Association of Canada
Marcadores:
kabir
Biografia Lendária do Satguru Kabir ( Parte 1)
Biografia Lendária do Satguru Kabir ( Parte 1)
(por duda miranda)
Introdução
Na tradição dos homens santos da Índia, Satguru kabir Saheb ocupa alta posição. Para muitos ele é a Suprema Encarnação do Conhecimento Espiritual. Ele é aceito como o fundador do Sant Mat (meditação na luz e no som interiores), do Surat Shabd Yoga (união da alma com a corrente da vida) e como pai da literatura escrita em Hindi (uma das línguas oficiais da Índia). Suas mensagens espirituais foram e são seguidas por muitos outros homens santos. Kabir Saheb é um símbolo da imparcialidade. Para a elevação espiritual de todos, ele fez seus discursos em linguagem muito simples. Falou sobre os mais diversos aspectos da vida. Ele costumava dizer que não era nem inimigo nem amigo de ninguém, mas que queria a felicidade de todos. Ele pregou que todos os seres (atman) são partes do Divino (paramatman), e devem viver em paz, felicidade e harmonia, sem separação de castas e religiões. Ele traduziu a essência das escrituras sagradas em simples Sakhis (ditados compostos por dois versos). Seus versos são vistos como profundas verdades espirituais.
Afirma-se que diversos incidentes miraculosos aconteceram à sua volta. Esta biografia narra esses incidentes. A mensagem de tais incidentes sobrenaturais é a importância da devoção, do amor, da pureza e da humildade na nossa vida.
(continua...)
fonte principal: The Kabir Association of Canada
Marcadores:
kabir
Assinar:
Postagens (Atom)